sexta-feira, 12 de julho de 2013

Você sabia? Confúcio, um humanista, o primeiro da humanidade.Sobre ele é bom saber.

Confúcio - pensador chinês que viveu no século 6 a. C., foi quem estabeleceu as bases das regras éticas e que foi absorvida por todo o leste asiático, China, Japão, Vietnã, Coréia e posteriormente pelo resto do mundo. Confúcio defendia uma sociedade baseada em ritos, veneração aos ancestrais, obediências dos filhos aos pais, das mulheres aos maridos. Quando estendida a tosa a sociedade, essa obediência hierárquica legitima a submissão do fraco pelo forte. Como viveu numa época do caos social, defendia o poder absolutista do Imperador. Um dos seus maiores méritos estava em estabelecer a ideia de que o mérito sem obtém através dos estudos - a meritocracia, portanto o mérito não é um direito de berço, como alguns assim entendem, é dessa forma que se dá a promoção social.
Confúcio é muito lembrado no Brasil pela frase: "Não faça aos outros, o que não deseja a ti mesmo"- que expressa noções de benevolência e reciprocidade. O Confucionismo adquiriu status de religião, apesar dos seus ensinamentos não terem uma base teológica, mas humanista, aliás foi o primeiro deles.
(Fonte de pesquisa Laowai,Bridi.S.pag.20-Ed. letras brasileiras.2008 e Desiguais; da natureza e incomuns.Balestro.V.Ed. Champagnat.PUC-Pr-2012- aulas no BJ). Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: