domingo, 28 de julho de 2013

Para Pensar; contribuições sobre o nosso cotidiano

-Na semana de um Papa Jesuíta com jeito e trejeitos de um autêntico franciscano, é uma juventude, é a grande maioria dando um show, sem script de civilidade. Sim é possível, não subestime.
-No Egito das Pirâmides, matança orquestrada, dizia um sábio ao sabor do vento "Quem apoia ditadura é quem precisa sempre de alguém, ou algo para dizer o que fazer, quando fazer e onde fazer". Com a palavra os egípcios e outros.
-No Brasil quando o governo decidiu que os royalties do petróleo (pré-sal)fosse destinado 100% para a educação, não vimos campanhas maciças de apoio. Por que será?
-Reclama-se do modelo agrícola brasileiro. Acha-se absurdo que perto de 85% da área que utilizamos para a produção estar concentrada em apenas sete culturas - soja, milho, cana-de-açúcar, café, laranja, arroz e feijão.
Por acaso, isso não é o que o planeta elegeu consumir? Se plantássemos 50 milhões de hectares de agave*, o que faríamos com ele?
* planta originária do México é encontrada também nos EUA, América Central e América do Sul, são quatro variedades; sisalana (sisal), tequilana (bebida), americana e attenuata (ornamental). 
-Conversa fiada;
  Você tem inscrição de produtor rural?
   Tenho.
   Sabe o que é. Uma concessionária me propôs vender um SUV (veículo utilitário na sigla em inglês) nas condições favorecidas às máquinas agrícolas, trator agrícola. A condição é ser produtor rural ou pelo menos ter a inscrição. Urbanos, ficai atentos!
 -Número e posição significativa; O Brasil, recentemente alcançou uma posição expressiva na Produção Científica, passamos da 21 posição para a 13 posição, mas ainda estamos muito atrás. segundo a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) o governo aponta para um investimento de 12,7 bilhões de reais, mas é preciso que o cientista e pesquisador tenha acesso a mais recursos; facilitar a importação de materiais e equipamentos; aumentar o PIB para a pesquisa e desenvolvimento; parcerias com o setor privado e com Instituições Internacionais; formação contínua do pesquisador e a ampliação do seu trabalho nos laboratórios e centros de excelência; maior divulgação da sua produção; sempre que possível mantê-lo em contato com os alunos da graduação.
Você sabia?
A UFRJ foi fundada em 1920, a USP em 1934, Harvard em 1636.Isso explica muita coisa. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: