domingo, 27 de outubro de 2013

A escola e o imediato, será o suficiente?

Mais de 7 milhões de candidatos estão participando de mais um evento para medir o que sabe, uma avaliação em que espera-se, atinja todos os objetivos propostos, analisar, interpretar, deduzir, escrever com coerência etc, etc, etc. é sempre a mesma busca, identificar através de uma "nota" o melhor. Nas antípodas da transmissão das tradições seculares, vemos o desenvolvimento de uma cultura do tipo presenteista que se escora no tempo curto dos sonhos financeiros, na imediatez das redes digitais e dos gozos privados (Gilles Lipovetzky). Este modelo de sociedade, só permite que a escola não deixe as coisas como estão; ela não deve ser um estágio de preparação para o mundo.Não dever utilitarista, com modelo pré estabelecido. Ao contrário, a escola deve ser um espaço para discutir idéias, questionar as coisa como são,desenvolver ações transformadoras, sem a cumplicidade de ninguém e com práticas pedagógicas antenadas com a sua época, com o momento. É seria a forma nacional mais real para se avaliar o aprendizado.Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

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