quinta-feira, 19 de maio de 2011

A economia mundial e os novos parceiros e lugares...

No texto de autoria de Sergio Dávila, publicado com o título "Brasil rural desponta entre os novos BRICS" na Folha de São Paulo de 18/11/2007, consta "Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos dois paises. Em vez da India e da Russia, estão as Filipinas, Indonésia, México, Turquia e Vietnã. Serão esses os novos BRICS?
A sigla BRIC soma as letras iniciais de Brasil,Rússia,India e China. Entre algumas características comuns entre esses paises, apontamos; todos são nações em desenvolvimento, com grande extensão territorial e população, com elevado potencial de crescimento econômico.
A China mesmo sob um regime politico de partido único e com a grande presença do Estado da economia, abriu o seu mercado ao CAPITAL EXTERNO, com a criação de Zonas Econômicas Especiais. As empresas estrangeiras foram atraidas para montar fábricas no país, motivadas pela baixa cobrança de impostos e pela presença de mão de obra barata, em razão da enorme disparidade do câmbio entre a moeda local(yuan) e o dólar. A China é a atualmente o maior exportador do mundo e está em segundo lugar no PIB, atrás dos EUA apenas. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: