domingo, 29 de maio de 2011

Você Sabia?

A Austrália é um país conhecido pelo seu desenvolvimento econômico, pelas paisagens maravilhosas, como o deserto, a montanha, a grande barreira de corais,o canguru, o coelho e o seu nativo; Os Aborigenes.
População nativa, são mais de 750 mil e estão subdivididos em 500 grupos aproximadamente e falam perto de 200 dialetos. Em cada região da Austrália onde vivem tem um estilo próprio de vida, com tradições e religião própria. Com a chegada do colonizador inglês, por volta de 1758 começa o martírio dos aborígenes;soldados ingleses destruiam locais sagrados dos aborígenes, ofereciam bebidas as populações locais e se aproveitavam do estado de embriaguês para instigar confrontos entre as diferentes aldeias, fazendo com que eles mesmos se aniquilassem.
Após a independência da Australia, os aborigenes passaram a sofrer descriminação do seu próprio país. Uma parte da população australiana considerava os aborígenes como parte da fauna e flora da Austrália, sem nenhum tipo de consideração. Um tentaiva de limpeza étnica ocorreu quando os soldados do governo invadiam as aldeias para sequestrar meninos e meninas, que na maioria das vezes desapareciam, sem que seus familiares soubessem onde se encontravam- morto, provavelmente. No caso das meninas, com a pele mais clara, eram levadas para educandários, onde aprendiam a lingua inglesa e costumes dos brancos para posteriormente casarem-se com brancos e constituirem uma" nova familia australiana", branca é claro! Atualmente os aborígenes correpondem a apenas 1% da população australiana; vivem em aldeias no deserto, outros moram nas periferias das cidades; a maioria não consegue emprego formal e recebe auxilio do governo. É comum encontrar aborígenes embriagos e em confronto com a policia. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: