quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Código Florestal e o pequeno agricultor

Nesta tarde de quarta feira deve ser votado o novo Código Florestal brasileiro, que dividiu a sociedade em dois segmentos; a defesa dos interesses da agricultura e ambientalistas; as discussões envolve até mesmo a zona urbana, que tradicionalmente está distante destas questões, desta vez houve uma participação intensa nos debates.
O agricultor familiar, que produz 40% do PIB agropecuário, representa 84% das propriedades rurais e que ocupam apenas 23,4 % das terras agricultáveis é o verdadeiro guardião da natureza; precisam de terras fertéis e de água pura para produzir alimentos para o mercado interno. São, os mais prejudicados se o novo Código Florestal não beneficiá-los;
1-Reservas Legais e áreas de preservação permanente; como poderão destinar parte de suas pequenas propriedades para atender essas exigências; preservar e não plantar?Como conciliar nestes casos.
2-Mata ciliar é aquela que acompanha as margens dos rios, em muitas áreas ela não existe mais e em outras se estendem por muitos metros; como conciliar a preservação da mata ciliar exigida no Código Floresta; 30 metros, 15 metros ou 5 metros, numa pequena propriedade, a áreas cultivavel será menor, dará para o agricultor sobreviver?
Lembramos que do ponto de vista da produção, isso pode invibializar 1 milhão de pequenos agricultores e suas pequenas propriedades.
Um pequena propriedade corresponde a 4 módulos rurais, esses módulos são variáveis de região para região. No Paraná é igual a aproximadamente 72 hectares.Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: