terça-feira, 31 de maio de 2011

UMA REVOLUÇÃO

ALEMANHA; a maior economia européia vai trocar suas usinas nucleares por fontes renováveis até 2022.Será uma verdadeira "virada energética", agora é torcer para que o Parlamento Alemão aprove e aconteça. Será um marco na história mundial; A primeira nação industrializada a fazer a transição para energia limpa.Com isso, haverá uma mudança nos rumos do Protocolo de Kyoto que termina no ano que vem (2012).
Veja a matriz energética alemã; Carvão 45% - Nuclear 25% - Gás 13% - Renováveis 17%.
Especialistas do Instituto Senior da Alemanha, afirmam que a decisão é muito importante, mas precisa ser acompanhada de medidas como um programa de expansão de energia renovável.
Outros especialistas afirmam que abandonar o carvão é tornar o mundo menos "sujo".
A imprensa alemã fala do risco na alta das tarifas, do desabastecimento no inverno (é quando a Alemanha utiliza mais energia) e as indenizações bilionárias para as empresas que administram as usinas. Outro problema é o que fazer com os reatores que serão desativados.
De qual quer forma é um importante momento para o mundo que utiliza energia suja e perigosa repensar as suas práticas. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: