domingo, 15 de maio de 2011

Geopolitica;relembrando

As teses dos neoconservadores voltaram a aparecer em plena luz do dia com o regresso dos republicanos ao poder à Casa Branca, em 2000, depois de uma controvertida vitória eleitoral de George W. Bush ( o filho ou Junior como é conhecido). Sob a influencia de neoconservadores como o vice-presidente Dick Cheney, o novo presidente se recusou a assinar o PROTOCOLO DE KYOTO de defesa do meio ambiente e rompeu vários tratados internacionais. O período que segue com a presença dos republicanos no poder e a influência dos neoconservadores, são marcadas;
*Aumento nos gastos militares, com ampliação do aparato militar e do recurso
à guerra como principais instrumentos de politica externa do governo Bush.
*Após aos atentados de 11 de setembro de 2001, a resposta foi rápida, com uma ataque fulminante ao Afeganistão, era a busca pelo responsável; Osama Bin Laden e seus seguidores.
*Aproveitando-se da solidariedade internacional aos EUA após os atentados, declara "Guerra ao Terror" e ao "Eixo do Mal, constituido por Iraque, Coréia do Norte e Irã.
*Invasão do Iraque, o argumento utilizado;Saddam Hussein detinha armas de destruição em massa, nuclear, inclusive.
*Auxilio financeiro e militar a Colômbia, como uma forma de combater as FARCS e indiretamente a Venezuela de Hugo Chavez.
A consequência dessas medidas, todos conhecemos;
*Derrota dos republicanos para os democratas nas últimas eleições americanas.
*Gastos militares excessivos, que somada a crise financeira de 2008, colocou o país numa situação complicada, falências, desemprego e impopularidade do governo quanto a medidas saneadores para a economia; lenta recuperação, crescimento econômico da China e União Européia.
*O que fazer com o Afeganistão e Iraque ocupados militarmente.
*A morte de Bin Laden no Paquistão aumentará os atos terroristas contra os EUA e aliados no Oriente Médio e Ocidente?
Vamos acompanhar os desdobramentos.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: