quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Fenômenos climáticos; El Niño e La Niña

El Niño é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, com um aument anormal da temperatura da superficie oceânica.Esse acontecimento remonta aos século passados, mas o seu estudo é muito recente.Em anos de El Niño os ventos sopram no Pacífico Sul de Oeste para Leste e ocasionam mudanças climáticas significativas no Brasil. observe; No leste da Amazônia e no Nordeste brasileiro, secas; No Centro Oeste e Sudeste, calor anormal e na Região Sul chuvas abundantes. Já a La Niña produz o resfriamento das águas do Oceano Pacifico, estudos apontam para uma menor alteração climática, aliás as chuvas ocorrem em menor quantidade.
É muito importante salientar. A midia taxa o El Niño como vilão, não bem assim, estudos apontam uma diminuição do Dióxido de Carbono na atmosfera.
Uma curiosidade; imigrantes japoneses no Peru, percebiam que em determinadas anos e em certos meses incertos, os cardumes desapareciam das áreas costumeiras de pesca, o mesmo ocorria com passaros que sobrevoavam esses cardumes. estudos apontaram para a causa El Niño. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: