sábado, 22 de outubro de 2011

Libia - novos tempos

Situada entre a Tunisia e o Egito, seu território é formado por três regiões; A leste a Cirenaica, onde encontra-se a cidade onde os protestos contra o governo começou, Benghazi;A Oeste, a Tripolitania, onde está a capital do país Trípoli e o Centro Sul, desértico, Fezzan, marcada pela aridez e grandes distãncias.
Independente desde 1951, foi uma monarquia, seu último rei, Idriss Al Senoussi foi deposto pelo Coronel M. Gadhafi em 1969 e que governou até a última 5a. feira quando foi executado por rebeldes da CNT.
A Libia é 93% desértica, possui cerca de 6,5 milhões de habitantes, a maioria beduinos e conta com uma população de imigrantes da África Subsaariana de cerca de 1,5 milhão de pessoas. Sua maior riqueza, o petróleo, que modificou o país, que era agrícola e dependia de ajuda externa. A descoberta do petróleo em 1959 por geológos da Esso (hoje Exxon) mudou o país. Gadhafi ao chegar ao poder nacionalizou o petróleo, mas continuou a depender da tecnologia das empresas internacionais, é membro da OPEP, com imensas reservas petrolíferas, 30.maior produtor africano, exporta 95% do que produz e 75% da receita do Estado vem da venda do petróleo, maiores compradores; Itália e França. M. Gadhafi era um dirigentes controvertido, no passado apoiou o IRA, o terrorismo árabe e suas ações na Europa e Oriente Médio; Defendia o Pan arabismo e o Islã mas não aceitava alianças com vizinhos árabes e questionava a Monarquia da Arabia Saudita e os Xiitas do Irã. Percebe-se que o seu individualismo foi uma marca. De hábitos pouco convencionais, roupas coloridas e extravagantes, tendas arábes para reforçar as tradições beduinas.Foi um excêntrico; amado e odiado.
Na década de 70 publicou o seu famoso Livro Verde-Terceira Teoria Universal- Estado das Massas; uma democracia direta, sem parlamento,sem partidos politicos. Negava a democracia ocidental e seus valores, negava o socialismo e o comunismo; enaltecia o Anti Imperialismo.
Algumas perguntas para concluir;
Quem vai desarmar os rebeldes libios?
Quem vai reconstruir um país que foi destruido pelos bombardeios da OTAN?
Haverá prisões e julgamentos justos dos envolvidos no conflito?
Quem vai ficar com o petróleo da Libia?
Quem vai pagar essa imensa conta?
Paz e Bem! Prof, Vilmar

Nenhum comentário: