sábado, 8 de outubro de 2011

Mulheres da Paz

Ellen J. Sirleaf- Presidente da Libéria, Leymay Gbowee, ativista defensora dos Direitos Humanas na Libéria e Tawakul Karman, feminista e jornalista democrata do Iemen. São três vozes que pedem justiça e democracia na África Ocidental, no Oriente Médio e no resto do mundo. Lutam de forma pacifica pelo direito das mulheres e pela plena participação feminina na construção da paz.Foi uma justa escolha em 2011.
Para ajudar a entender os seus paises de origem; Libéria, fica na África Ocidental, é a mais antiga República da África e foi fundada por escravos libertados em 1822. É pobre. Vive da agricultura e extração da madeira e pesca. Viveu uma guerra civil entre 1989 e 2003. O governo, com apoio dos EUA, aprimiam as oposições."Nada deveria levar as pessoas a fazer o que fizeram com as crianças na Libéria; drogadas, armadas, convertidas em máquina de guerra"-Ellen J. Sirleaf(Prêmio Nobel da Paz-2011).
Iemen, fica no sul da Peninsula Arábica, no Oriente Médio, é pobre e está sofrendo com os conflitos internos que é governado por um ditador que está a 30 anos no poder - Ali A, Saleh, marcado pela corrupçao, perseguições a apositores e todos aqueles que reivindicam, trabalho, moradia, saúde e educação e alimentos e água, A falta de futuro produz revoltas populares e um pais da Primavera Árabe que iniciou com mudanças na Tunisia, Egito e na Libia. A falta de democrocia explica o Nobel da Paz para a jornalista Tawakul Karman. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: