quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cusco - o místico - o curioso - e o Inti(Sol)

Faz frio em Cusco,sempre dizem os locais, homens e mulheres sempre bem agasalhados e com proteção na cabeça-gorro,chapéu,boné.Cidade muito colorida,cores fortes e que segundo muitos; quando a cor for clara, reflete o bom humor e as cores mais escuros ao contrário;a hospitalidade e o humor são ingredientes locais.Muitos outros contrastes;edificio religiosos com obras de arte religiosa e muita religiosidade, suas maiores festas são Corpus Cristie e o Inti Raymi, que celebram a comunicação entre o cristão e o ancestral como não se encontrará em outro lugar no mundo.Daí ser ocentro do mundo.Nos arredores da cidade levanta-se imponentes sitios incas, como Sacsayhuaman, com pedras de 9 metros de altura e 350 toneladas de peso.Outro monumento que chama a aten~
ção é o Tambomachay, lugar de culto a água.Qoricancha-Templo do Sol,é considerado o mais rico templo do Novo Mundo,onde está o altar maior do sol; plantas,animais e seres humanos estão revestidos de ouro e pedras preciosas-claro que o espanhol levou muito dessa riqueza para a Europa, sobretudo durante o capitalismo comercial(mercantilismo)que os espanhóis chamavam de metalismo.
Os padres dominicanos,1a. ordem religiosa na história da evangelização do Peru tiveram um papel importante nas conquistas e parcerias com os espanhóis; embora um Estado laico, a bandeira do Peru está presente em todas as igrejas do País.Uma curiosidade; em 1950, um terremoto destruiu parte de Cusco.O povo é muito igual;baixos,atarrracados,vestem muito colorido e falam o espanhol e o quéchua,aliás lingua ensinada de forma obrigatória na Provincia.Os famosos rios Urubamba e Vilcanota, formadores do Amazonas encontram-se no Vale Sagrado e Machu Picchu. O milho e a Prata são as suas maiores riquezas.Na trilogia inca, o tripé(andar-serpente-puma e condor).Realizei um sonho de pesquisa acadêmica,o Bairro de San Blás-reduto de escritores,ativistas,artistas,artesãos, um centro de ampla discussão sobre as "coisas" da América Latina.Entre eles o legado deixado por Hilário Mendivil,ícone local, parceiro do chileno Pablo Neruda.Salve Pachamama!A mãe terra. Paz e Bem! Prof. Vilmar. 
Para consumir imediatamente;"Não esqueçamos jamais que as idéias são menos interessantes do que os seres humanos que as inventam, modificam, aperfeiçoam ou traem"(François Truffaut)

Nenhum comentário: