sábado, 1 de dezembro de 2012

Educação; Brasil nada à comemorar.

E mais uma vez se repete o que não é novidade para nós brasileiros e brasileiras. Nunca na história desse país...Vamos aos fatos; A consultoria britânica, Economist Intelligence(EIU) realizou uma pesquisa educacional em 40 paises levando em conta notas de rendimento escolar de alunos e qualidade e formação de professores; Notas e testes efetuados por estudantes entre 2006 e 2010. Outro critério foi a quantidade de alunos que ingressaram no ensino superior e a partir dos resultados, estabeleceu uma comparação entre eles, e aí mais uma vez a decepção com o Brasil; Os piores sistemas educacionais estão na Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México, Indonésia e Brasil.
A consultoria concluiu que as Nações que figuram no topo da lista VALORIZAM SEUS PROFESSORES e colocam em prática UM CULTURA DE BOA EDUCAÇÃO.
Os melhores resultados obtidos; Finlândia, Coréia do Sul, Hong Kong, Japão, Cingapura. No grupo intermediário; EUA, Alemanha, França.
Observa-se que a educação nos paises acima tem um grau elevado de importância. As expectativas dos pais e filhos são altas; o valor "moral" da educação é muito elevado.
Curioso é que se nota que a maioria dos paises do mundo, claro que ocorre exceções, temem os rankings educacionais internacionais e os impactos negativos das pesquisas na midia.Em contrapartida alerta familias e alunos para exigirem qualidade no que é ensinado e quem são os professores dos seus filhos. Muitas vezes isso é visto como uma medidade ousada.Vá em frente, não abra mão da boa formação.
Em tempo; lembro que nos primeiros rankings PISA (Sistema de avaliação europeu, e que é patrocinado pela OCDE, a Alemanha obteve resultados pífios.O resultado levou todo o país a um debate nacional sobre o sistema educacional germânico. Foram realizadas análises nas falhas dos sitema, adoção de medidas graduais de correção; novos desafios para alunos e professores para a busca da qualidade.Os resultados são visiveis.
Tenho que comentar, antes de encerrar; A partir das novas concessões para a exploração do petróleo no Brasil, 100% será destinado a educação, não esquecer de um detalhe muito importante;Hoje, municipios e estados devem destinar 25% do orçamento para a educação e a União cerca de 18%,logo, os 100% SERÃO ADICIONADOS ao orçamento EXISTENTE. Vamos fiscalizar, prefeitos, vereadores, governadores, senadores e presidente,usando dos recursos que possuimos, redes sociais, partidos politicos,diretórios acadêmicos,as salas de aula. etc,etc,etc. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: