quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

...Peru um exemplo.

América Latina continuando...O Peru é um exemplo de crescimento. A previsão do FMI é que o Peru cresça 6% este ano, liderando o ranking das maiores expansões sul-americanas. Desde 2005, o país só não cresceu mais de 6% em 2009.Qual o milagre?
Entre os fatores que têm favorecido a economia peruana estão os preços altos dos minérios, que representam 63% do total exportado pelo país.Dentro desta categoria, a pauta da produção peruana é variada, incluindo ouro, cobre, zinco e prata.Uma alta no preço do ouro, muitas vezes compensa uma baixa no preço do cobre, ou seja o segredo está em dois aspectos; o mercado externo comprando, apesar da crise e a variedade de ofertas minerais que possibilita uma receita regular.
Em relação aos paises vizinhos, o Peru têm uma alta taxa de investimentos, cerca de 25% do PIB, o Brasil, por exemplo, 18%, além de serem investimentos do setor privado, aqui não, é fortemente ligado ao Estado.
Vários acordos de livre comercio assinado nos últimos anos ajudam a atrair investimentos de fora.
E como no Brasil, um crescimento da classe média, que impulsiona o mercado interno,além de novas oportunidades de negócios e serviços no setor terciário.
Com um vasto litoral, banhado pela corrente fria de Humboldt,a pesca e as atividades portuárias,tradicionais no país e voltada para a bacia do Pacifico, e onde do "outro lado" um imenso mercado - a APEC, o Peru poderá representar para a América do Sul um crescimento "chinês" nos próximos anos. Mas há vários desafios a serem superados.Amanhã a continuação. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: