sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Objetivo;Machu Picchu,vou conferir e depois dividir.

Os meus seguidores,visitadores,ex-alunos e outros que me acompanham durante esses anos todos sabem ou alguns vão saber agora que tenho muita vontade de conhecer mais sobre a América Latina, e de modo muito particular sobre o Chile e o Peru, e é o que eu vou fazer a partir de hoje, até o dia 23 de dezembro; vou conhecer melhor, observar melhor, aprender sempre, aprofundar sempre e depois vou dividir com os meus seguidores,com toda a certeza.Como não sou jornalista, nem escritor, mas um curioso com sede de saber mais, vou nesta busca. Vou começar pelo Chile, um país, dos indios Mapuches,do Victor Jara,da Gabriella Mistral, do Pablo Neruda.Claro de muitos brasileiros que lá viveram, acolhidos por Salvador Allende para fugir da ditadura militar. Dos símbolos daquele país; o Palacio de La Moneda, do Estádio Nacional, do Museu dos Direitos Humanos e também do país do Neoliberalismo, da Concertacion e de jovens estudantes altamente politizados e cônscios de seus deveres de "participar sempre".Vou seguir um roteiro proposto por uma militante ex-aluna do BJ, Luciana, um entusiasta do Chile.
Em seguida vou ao Peru, um país incrível!Uma história e uma geografia impressionante;82% da população formada por ameríndios e euroamerindios.Espanhol,Quéchua e Aimará,as linguas faladas. Muitos descendentes do Império Inca;viveram durante séculos na opressão, na privação cultural e isolamento, vou conferir Lima, a capital, a orla seca, influenciada pela corrente fria de Humboldt(Peru), suas ruas, praças, museus e o peruano urbano. Vou conferir Miraflores e sua paisagem.Em seguida vou para Cusco, a antiga capital do Império Inca; quero ir a San Blas, onde estão os melhores artesãos do país, o Palácio de Inca Roca e a Koricancha(magnifica arquitetura inca-seus sitios arqueológicos.Finalmente Machu Picchu; o enigmático complexo;legado importante dos antigos peruanos; dois caminhos até ao alto; de trem ou pelas sendas do Caminho Inca e seus contornos de rios,sitios arqueológicos e nevados - uma das maiores rotas de trekking do mundo.
Uma curiosidade para encerrar; O Império Inca compreende territórios que agora são do Peru, da Bolivia, do Equador e do Chile, uma imensa área e sem conquista, ao contrário do que ocorreu com o Império Turco, Romano e Árabe, por exemplo, a incorporação deu-se por assimilação da cultura inca.
Um símbolo dos Andes- a vicunha, que hoje é uma espécie de patrimônio estatal, no passado era alvo de europeus caçadores ilegais que as perseguiam e matavam em grande número, o objetivo era a exportação de lã. Em 1987, numa decisão oficial, as manadas silvestres de vicunhas foram entregues as comunidades indigenas(cerca de 200)é proibido sacrificar as vicunhas e a sua tosa é feita a cada dois anos; uma vez por ano, as comunidades indigenas, agradecem a "pachamama"(mãe terra),depois de fazer a "paga paga", ritual de cânticos com tambores(Fonte Terramérica).Retorno ao blog dia 24 de dezembro.Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: