segunda-feira, 8 de abril de 2013

África; um continente campeão!

Campeão em pobreza, instabilidade politica, em economias fragéis, epidemias,baixo IDH,GINI,mortes,refugiados,fome,HIV e combates entre governos e rebeldes, aliás essas disputas não tem uma fundamentação ideológica ou claras motivações sociais e politicas, como as que ocorreram na Primavera Árabe,no passado recente-Tunisia,Egito e Libia.
Você sabia?
O maior campo de refugiado do mundo fica no Quênia, conta com 292 mil refugiados(segundo a UNHCR-Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).
Os conflitos africanos, 90% matam civis e não militares.
Em Darfur(Oeste do antigo Sudão, hoje separado em Sudão do Norte e Sudão do Sul)os conflitos deixaram 400 mil mortos e 2,7 milhões de refugiados- é a maior crise humanitária do século XXI.
A segunda Guerra do Congo é o conflito mais letal desde a segunda Guerra Mundial, onde 5,4 milhões de pessoas foram mortas, de fome, a maioria.
Nos dias de hoje os conflitos armados ocorrem em Ruanda, Somália, Mali, Rep. Centro Africana, Darfur, Congo, Libéria, Nigéria, Somalilândia e Puntlândia(Estados Independentes da Somália,respectivamente em1991 e 1998).A região da maioria destes paises é a chamada região subsaariana, ao sul da África do Norte - o SAHEL"eterno cinturão da fome".
A África é o segundo maior e mais populoso continente do mundo, também é imbatível nos CONFLITOS DURADOUROS EM TODO O PLANETA.
Para concluir, Afinal que ganha com tudo isso?
Industria bélica, mineradoras, laboratórios farmacêuticos,industrias de TI, bancos,especuladores,industrias de alimentos,politicos,demogogos,etc,etc,etc.
Recomendo o livro; E Se Obama Fosse Africano?Autor Mia Couto. Editora Companhia das Letras.
O livro reune questões politicas e raciais.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: