sábado, 6 de abril de 2013

Coréias; Você sabia?

Que em 2004 foi inaugurado um Complexo Industrial na Cidade de Kaensong, que fica a 10 quilômetros da Zona desmilitarizada e que concentra mais de uma centena de empresas sul-coreanas e emprega mais de 50 mil trabalhadores norte coreanos; o faturamento é de mais de 2 bilhões de dólares/anuais. Claro com a crise instalada, perdem os dois lados.
Em 2011 num gesto de boa vontade e reaproximação concreta, os dois lados demonstraram interesse da retomada para o reencontro das familias divididas, após um longo período de esfriamento nesta importante atitude de reaproximação.
Após as inundações que assolaram a Coréia do Norte em 2009/2010, a Coréia do sul enviou arroz para os flagelados atingidos pelas enchentes?
As negociações internacionais sobre o Programa Nuclear da Coréia do Norte continua parado.A quem interessa a não retomada das negociações?
A imprensa ocidental tem noticiado que a Coréia do Norte teria novas instalações para enriquecimento de urânio.Não seria uma noticia "plantada". Sim ou não?
O que será que dizem as pessoas que vivem nos dois lados.O que querem?Quais as expectativas que vivem neste momento.Enfim, poucos decidem por todos?Sim ou não?
No passado, negociar petróleo e gás natural, além de alimentos foi uma arma utilizada pelos coreanos do norte, ou seja preciso de energia e alimento e em troca reduzo, desativo ou recuo nas intenções de impor o modelo autoritário e absolutista, e de outro, seria bom para o continente asiático uma unificação?É bom não esquecer da Queda do Muro de Berlim e da Reunificação da Alemanha. com certeza, é preocupante para os dois lados e apoiadores. Sim ou Não?
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: