quinta-feira, 25 de abril de 2013

PORTUGAL; a presença árabe na vida lusa

A presença árabe na península ibérica foi determinante e marcada por notáveis contribuições na vida lusa, a começar pelo período que aqui ficaram do século X O século XII, embora tenham chegado na região em 711.Em Lisboa, na Freguesia do Castelo, onde fiquei por alguns dias, os árabes construíram no alto da montanha um sistema de defesa para se protegerem de inimigos, como berberes e cristãos, a conhecida Alcáçova, ao redor do Castelo de São Jorge, para reforçar a segurança do bairro onde viviam os árabes, a elite e funcionários, construiram muralhas de proteção era umaverdadeira cidadela fortificada,onde a Mesquita era o ponto central. o temor era a presença de cristãos nas parte mais baixas e que segundo relatos e documentos históricos poderiam invadir o bairro. Os árabes chamavam Portugal de Al-Uxbuna,tentei saber a razão do nome e não encontrei resposta,fico devendo.
O legado islâmico é muito grande em Portugal, embora menor que na Espanha que é enorme.Algumas contribuições árabes; trouxeram para a Europa, leia-se península ibérica, a bússola que possibilitou a Portugal, avanços naúticos e geográficos; o papel, onde inclusive fundaram a primeira fábrica na Europa; a pólvora que revolucionou as técnica militares e divulgaram conhecimentos matemáticos,filosóficos e científicos aos quais foram acrescentados novos conceitos de álgebra, Mediicina e Astronomia.Espalharam o sistema de numeração hindú,a que chamamos de árabe e decimal.Lisboa,Coimbra,Faro,Évora foram cidades islamizadas, onde se nota traços arquitetônicos e principalmente Mesquitas, que posteriormente se transformaram em Igrejas Católicas.
Estou embarcando para a Irlanda do Norte, devo ficar alguns dias, é um velho sonho, conhecer o Ulster em detalhes e depois dividir com as pessoas que me seguem. Paz e Bem! Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: