quinta-feira, 4 de abril de 2013

Coréias;irmãos inimigos;avanços e retrocessos nas relações entre irmãos

Até hoje, o mundo livre ou menos livre, obediente e desobediente, acompanhou essa relação de uma nação dividida e na mais pura verdade fez muito pouco,principalmente a imprensa sensacionalista que ocupa de forma inteligente os espaços (lembro de A. Gramsci).Vamos a um exercício de avanços e retrocessos, que qualquer relação possibilita, até discuti-la.Quem não discute a relação, não sobrevive.
1966 - sensacional, o mundo livre exultou; a Coréia do Norte participa pela primeira vez de uma Copa do Mundo, na Inglaterra, dos deuses monarcas e dos neoliberais; Incrível, derrota a poderosa Itália, ex-facista, da Liga do Norte e da velha Calábria; Coréia do Norte 1 x 0 Itália.
1988 - nos Jogos Olimpicos em Seul, na capital do seu irmão inimigo, a Coréia do Norte não participou, na época usou a palavra boicote, e teve seguidores, o Partido Comunista Russo, os bolcheviques e mencheviques, imaginaram que o mundo comunista seria integralmente solidário, não foi o que aconteceu, quem seguiu o boicote foi Cuba, Nicaragua e Etiópia, socialistas e comunistas terceiro mundistas -  prevaleceu a máxima;o esporte integra!
2000 - nos Jogos Olimpicos de Sidney(Australia), o glamour; As Coréias desfilaram sob a mesma bandeira, era, talvez, um bom prenúncio para o século  XXI.Ficou nisso.até porque não interessava a ninguém qualquer sinal de unificação; como ficaria a industria de armas, remédios, auto peças e politicas de defesa das sociedades livres. O espetáculo não pode acabar.Precisamos justificar rentáveis alianças. 
2002 - A Coréia do Sul, sediou a Copa do Mundo de Futebol junto com se ex-inimigo o Japão; O que mais se ouvia; os coreanos do norte poderão entrar nos estádios da Coréia do Sul. Será que a nação coreana vai ser vista nos estádios do Japão?Coreanos juntos ou separados entre si, vão boicotar o Japão? Nada disso aconteceu; o esporte integra, está acima das ideologias. Será?
2007 - uma boa noticia, a Coréia do Norte negociou a suspensão de suas atividades nucleares em troca de ajuda econômica e energética.
2009 - Coréia do Norte detém armas nucleares e realizou testes, quebrando acordo com a comunidade internacional.
2010 - Segunda participação da Coréia do Norte na Copa do Mundo de Futebol da FIFA, na África do Sul, inclusive jogou contra o Brasil na 1a.fase e não deu trabalho para o time do Dunga, que não era o Brasil da maioria.
2013 - no dia 7 de março a ONU impôs novas sanções a Coréia do Norte por seus testes realizados em fevereiro.
 Que tal desarmar todos os armados? Uns podem ter armas nucleares e outros não?Para fins pacificos e não pacificos.Afinal o que queremos?
Até quando irmãos serão inimigos de irmãos?
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: