terça-feira, 23 de abril de 2013

As raízes do mal.Onde está, na Chechenia, na Rússia ou nos EUA?

O abominável ato de terror em Boston tem componentes intrigantes e de difícil leitura.Foi uma ação da extrema direita?Foi em nome de Deus?Qual é a causa?Nacionalismo checheno ou prazer de matar!
Vamos para algumas contribuições que ajudam uma ou várias interpretações.
A Chechenia está localizada no Caúcaso, no Sul da Rússia e é uma província da Rússia de maioria absoluta de muçulmanos.As organizações islâmicas controlam todo o território e até uma propaganda oficial do governo local apela para os convertidos ao cristianismo que voltem ao islamismo; estudante e funcionário públicos circulam com a cabeça coberta, por determinação oficial.Como o cristianismo é associado a Rússia, é comum caracterizar o conflito entre cristãos e islâmicos, uma extensão da luta separatista dos chechenos - tornar-se russo é adotar o cristianismo na Chechenia Muçulmana.
Um pouco de história:Chechenia deriva da palavra Chechen - que quer dizer povo, foi anexada pela Rússia Czarista em 1859 superando a resistência do Imã Shamil depois de uma batalha sangrenta.Os chechenos sempre rejeitaram o domínio russo e lutam por um estado islâmico.O petróleo e a sua localização, entre o mar Cáspio e o mar Negro são fatores que explicam a intransigência russa.Duas guerras marcaram as relações entre a Chechenia e a Rússia: 1994/1996 e 1999/2000.
Os jovens chechenos, apontados como prováveis responsáveis pelo hediondo crime tem suas crenças e idéias formadas fora da CHECHENIA,segundo uma parte da imprensa internacional,pelo menos é o que se lê nos jornais ingleses, mas.... Eram seguidores do islamismo,acompanhavam como seguidores o canal do You Tuberculose "Alá é o único", eram fãs  do artista checheno Timur Mutsuragu,que canta a liberdade da Chechenia.Vamos aguardar o desenrolar das investigações.O que se lamenta é a violência gratuita contra pessoas que não tinham como se defender. Paz e Bem ! Prof.Vilmar









Nenhum comentário: