segunda-feira, 10 de junho de 2013

a Turquia é manchete nos jornais europeus; revolta popular

A Turquia,ainda não é uma democracia,não é uma ditadura,mas é controlada pelo Partido da Justiça e Desenvolvimento, o AKP,do atual Primeiro Ministro,que embora"moderado"tem imposto medidas de controle social e que tem desagradado a população turca, urbana,educada e crítica,essas medidas agradam em muito o eleitorado súbita conservador turco.
Quais são essas medidas?
-restrição a venda e consumo de bebidas alcoólicas;
-demolição de um cinema histórico;
-construção de mais uma ponte sobre o Estreito de Bósforo,que liga a Turquia Européia com a Turquia Asiática;
-a destruição do Parque Gezi,para a construção de um shopping center, estopim das manifestações atuais;
 A maioria da população é cosmopolita e educada e vê essas medidas uma imposição,discutem a necessidade de uma ampla discussão,além do Parlamento,pois este tem a maioria do governo.Esses temas,na visão da juventude turca,é imposição,simplesmente."Somos de uma geração nascida de uma conquista de Kemal Attaturk,somos uma Turquia secularista,portanto laica e livre.A democracia ainda está longe de acontecer, à repressão policial foi violenta contra milhares de turcos que saíram as ruas para protestar contra o Governo que culpa as redes sociais pela organização do movimento.
A Turquia está a poucos passos de ingressar na União Européia,apesar de ter sérios problemas contra os Curdos que vivem em seu território,discriminando-os.A Turquia não é uma ditadura,mas esta longe de ser uma democracia.Paz e Bem!Prof.Vilmar.

2 comentários:

Unknown disse...

Será que entra? E o caso de serem muçulmanos?
Arnaldo.

Alexandre disse...

Professor Vilmar, aqui no Brasil estão acontecendo manifestações maravilhosas também!
A velha mídia claro que foca somente em algumas depredações, o Haddad vai pra Paris agora e hoje vai acontecer mais uma grande manifestação, a terceira, pela diminuição da passagem de ônibus.
Mas claro, o Haddad e os outros prefeitos só andam de ônibus de 4 em 4 anos, não é? E o Fruet aqui também, pelo jeito. E de bicicleta, só pra fotografar!

Abraços