quarta-feira, 5 de junho de 2013

Europa Oriental e o começo conturbado do século XX.Confira.

Vou começar dizendo: Como todos os viajantes, eu tenho visto mais do que eu lembro e lembrado mais do que eu tenho visto.
Estou no coração do ex-Império Austro-Húngaro,das disputas entre o pan germanismo e o pan eslavismo,da influência dos turcos otomanos,das minorias eslavas e não eslavas,enfim num lugar que marcou profundamente o inicio do século XX.Estou na bonita e surpreendente  Zagreb,a capital da Croácia e vou continuar dizendo:vá pelo menos uma vez por ano a um lugar onde você não tenha ido antes.Aqui prefere-se dizer, o coração da Europa Central,no Brasil,aprendemos nas escolas e nas leituras,Balcãs,ou nos tempos de Guerra Fria, leste europeu,agora nada disso importa,após a queda do Muro de Berlim,do fim da URSS e da dissolução da Iugoslávia,agora fala-se na Troika-FMI+BCE+UE,e suas duras exigências pela recuperação econômica de alguns países,os conhecidos PIIGS-Portugal,Itália,Irlanda,Grécia e Espanha(Spain),como sempre,defendendo o capital e sacrificando o trabalhador no salário,na aposentadoria enfim, na perda das conquistas do bem estar social.Aqui a uma unanimidade nestas questões,a Croácia deve logo pertencer a UE.Muitas bandeiras da UE ao lado da bandeira da Croácia são vistas juntos nos prédios públicos.Zagreb surgiu de dois pequenos povoados: Kaptol,onde viviam os clérigos e onde está a Catedral com sua arquitetura neogótica e cercada por um muro,sim um muro!Era para proteger o cristianismo das ameaças dos Turcos-Otomanos muçulmanos.A Croácia é eslava,católica e fez parte do Império Austro Húngaro.
Fez parte da Iugoslávia até 1991.
Para não alongar,volto mais tarde,já em Budapeste meu próximo destino.Paz e Bem!Prof.Vilmar

Um comentário:

Unknown disse...

Caro professor, fui seu aluno em 2010 no BJ - Centro e lembro do entusiasmo de suas aulas que me ajudaram bastante em compreender o atual sistema mundano. Gostaria se possível de manter contato com o senhor, até porque se não me falha a memória tenho um livro do senhor em minha posse. Percebi que o senhor está fazendo um Eurotour, espero que aproveite!
meu e-mail é dcmu_6@hotmail.com
Abraço!