quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ônibus;uma odisséia de uma boiada feliz.

Não se protesta pelos R$ 0,20 0u R$ 0,30 sòmente.O preço é exagerado, quando comparado por exemplo com o salário mínimo;representa 20% para quem recebe salário mínimo e mais de 40% para quem utiliza dois ônibus por dia; e muito mais;
-tempo de espera nos pontos;
-higiene no interior dos ônibus;
-excesso de passageiros;
-linhas que não cobrem todo o trajeto do usário;
-tempo dentro do ônibus;
-dificuldades para acesso de deficientes,invariavelmente.
-mulheres e seus carrinhos de bebês não tem espaço no interior dos veículos,estão aí porque há um deficit de creches(o próximo protesto será de crianças de mulheres trabalhadoras por MAIS VAGAS NAS CRECHES!?)
Especialistas em transporte urbano, afirmam que hoje,o transporte urbano é assim rateado;o custo é distribuido da seguinte forma 10% para o dono do ônibus,40% pela Prefeitura e 60% para o usuário,esta informação está sujeita a confirmação,porque na realidade o custo do transporte urbano é uma CAIXA PRETA,que aliás é preciso abri-la urgentemente.Nos últimos anos,verifica-se um amplo amparo aos automóveis,senão vejamos; subsidios do governo para financiamento de veículos,comprava-se em até 70 meses!Subsidio para o óleo diesel e gasolina.Isenção de IPI para as montadoras em nome da manutenção do emprego,diga-se de passagem, o 3 turno.
Quem paga tudo isso?
Claro, também o usário do transporte urbano,aquele que é estudante,trabalhador,desempregado e até idosos que tem dificuldades para obter sua carteira de isento.
Pagamos pelo semáforo utilizado pelos veículos,o asfalto,dividimos a poluição sonora e atmosférica,pagamos pelas vítimas do trânsito.
Claro é preciso que todos paguem,sem dúvida.Mas é preciso a contra partida,senão, muitos pagam por poucos beneficios.
Este post é uma contribuição dos seguidores do blog,agradeço à todos, o meu trabalho foi de abrir este espaço e digitar.
Uma pergunta interessante foi feita; "Professor!Existe lugares,cidades cuja tarifa de ônibus é zero?"
Tenho saudades da sala de aula.
Dá um tempo que eu vou pesquisar.Trouxe a resposta; Sim! Tallin,na Estônia é uma delas,nos EUA cerca de 200 cidades praticam a tarifa zero.
Consultei um economista e perguntei,como seria possivel diminuir a tarifa?Há várias maneiras de baixar o custo,entre eles;aumento do IPTU para regiões centrais das grandes cidades e repassá-la ao transporte e imposto sobre um segundo veículo.Quer dizer,dá na mesma,aumento de impostos.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

2 comentários:

Ana Luiza disse...

Oi Professor!
Que saudades do senhor!
A Juliana comentou que te encontrou na feirinha da Coronel Dúlcidio dias atrás...
Estava lendo as postagens sobre os protestos, eu e a Juliana vamos participar na sexta feira. Aliás na faculdade da Juliana fizeram debates sobre o assunto, os estudantes estão bem engajados com a causa.
Vamos para a rua!!

Um abraço!!

Manuela Pereira disse...

Oi Professor! Faz muito tempo que não passo por aqui!
Enfim, estava lendo seu texto, gostaria de dizer que tem cidades no interior do nosso Paraná que atuam com tarifa zero nos ônibus. Tudo bem que são cidades bem pequenas, mas já é alguma coisa! Sei disso pois minha avó mora em uma delas! :)
Sempre que leio minhas revistas e o Diplomatique fico com saudades da sua aula, pra ter alguém com quem conversar sobre todos esses assuntos! Muita saudade da sua aula professor!

Um abraço!