segunda-feira, 17 de junho de 2013

IRÃ;Mudanças à vista?Ou não?Um moderado no poder.

Uma resposta para o post anterior sobre a Irlanda do Norte.Embora a questão religiosa entre católicos nacionalistas e protestantes unionistas ainda persiste no país, o texto sugere uma outra e mais ampla questão, a identidade nacional, divergência que envolve a permanência do país ao Reino Unido e a sua integração a Irlanda.Essa é uma emblemática questão,o uso moderado do símbolo maior, no caso a bandeira do Reino Unido em repartições  públicas sofre uma limitação,ou seja agrada, em parte os dois lados.Será?
Vamos ao título; Nas eleições recentes na República Islâmica do Irã, um estado teocrático, foi eleito Hassan Rohani no primeiro turno com 72% dos votos válidos,uma vitória expressiva,que não surpreendeu a comunidade politizada do mundo xiita,nem dos adeptos de M. Ahmadinej, a imprensa golpista ocidental, abriu suas manchetes com "Bye,Bye,Ahmad".
Quem é Hassan Rohani?
Um clérigo moderado pragmático.Foi Secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã.Foi o negociador do Programa Nuclear do Irã até 2005, que inclusive envolveu a Turquia e o Brasil como mediadores entre o país e a comunidade européia na questão sobre o enriquecimento do urânio- a troca de urânio enriquecido do Irã a 3 e 3,5% por urânio enriquecido a 20% para fins medicinais.O mundo golpista viu como uma ameaça essa mediação, que no entanto nada aconteceu.O Irã afirma que a sua soberania e independência nas questões internas, permite o enriquecimento do urânio para fins pacificos,o que tem demonstrado até agora,para decepção dos céticos ocidentais.
O maior desafio do eleito; tirar o país do isolamento econômico internacional que sofre por parte do mundo ocidental e alguns parceiros no Oriente Médio e extremo leste asiático,este é um desafio gigante;precisa de combustível,remédios,alimentos e peças de reposição em setores vitais da economia;Maiores liberdades individuais,inclusive para as mulheres iranianas;Combater uma inflação elevada, com preços incontroláveis, o que dificulta a vida da população.Rico em reservas de petróleo, o seu parque de refinamento está defazado,o obrigando o país a importar óleo,gasolina e gás natural, por insuficiência nas suas refinarias para precessar a matéria prima,que é abundante no subsolo iraniano.
É bom lembrar que a politica externa é decidida pelo lider supremo o poderoso Aiatolá Ali Khamenei,logo todo cuidado é pouco com o excesso de euforia dos reformistas.
Israel e seu escudeiro ocidental, EUA, o "Grande Irmão"que gosta  de espiar,demonstram apreensões,a questão central segue;O programa nuclear do Irã é ou não é pacifico".A ver como a imprensa vai se comportar com um clérigo moderado no poder, nas que vai liderar a sua guarda revoluvionária.Fui muito longo,peço desculpas.Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: