sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Atualidades; Cuba e os presos políticos.

Cuba decidiu libertar 52 presos políticos entre os meses de julho e outubro deste ano. O anuncio da libertação foi feito em 7 de julho passado.As negociações foram intermediadas pela Igreja Católica cubana e pelo governo espanhol. O primeiro grupo, de 11 dissidentes e seus familiares, que chegaram na Espanha entre os dias 12 e 15 de julho.
Todos os presos fazem parte de um grupo de 75 presos que foram processados por atividades subversivas e condenados a penas de variam de 14 a 27 anos de prisão.
A pressão internacional pela libertação começou após a morte de Orlando Zapata Tamayo, ocorrida no dia 23 de fevereiro de 2010, após 85 dias em greve de fome. No dia seguinte a sua morte, outro preso político, o jornalista Guillermo Farinas, iniciou greve de fome, só suspensa após o comunicado oficial de que os ativistas seriam colocados em liberdade.O Presidente Lula ao visitar Cuba no primeiro semestre, foi interpelado pela imprensa para se manisfestar sobre os direito políticos e humanos na ilha, sua resposta; "é um problema interno de Cuba".Paz e Bem. Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: