quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ELEIÇÕES-DÚVIDAS

O voto ainda é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para menores de 16 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos. O ideal é que todos votem.
O eleitor está amadurecendo, está mais ligado e está em busca de informações sobre a atuação dos candidatos, no passado e no presente. Está desconfiado com a propaganda na TV- o que é muito bom, Os debates entre candidatos é marcado pelo artificialismo e excessos de regras, não ajuda o eleitor ou ajuda muito pouco.Os partidos são pouco valorizados, claro está que os partidos são apenas mera formalidade legal, pouco interessam ao eleitor.
Novidades;
Ficha Limpa; o candidato que tiver um condenação por orgão colegiado ou renunciou para escapar de um processo de cassação o torna inelegível, é um avanço mas deveria se estender para todos os tipos de ocorrências; policial, dívidas, sonegação de impostos,ndependentemente de julgamento.
Diferença entre voto em branco e voto nulo; não existe mais diferença. O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção "branco" e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo é aquele que não corresponde a qualquer número do partido político ou do candidato regularmente inscrito. Tanto o voto nulo com o em branco NÃO são considerados votos válidos. Portanto, hoje, eles se igualam.Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: