terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sustentabilidade II Código Florestal

O Código Florestal, em discussão no Congresso Nacional, deve voltar a ser discutido após as eleições, apresenta uma questão muito importante, que é a relação entre o agronegócio e o meio ambiente. No Código a ser aprovado, existe o seguinte;
1-20% de cada propriedade, deve ser preservada com floresta(é a chamada reserva legal).Será que o proprietário rural aceitará que 20% seja conservada?
2-Cada Estado brasileiro deve ter autonomia para criar suas próprias regras de conservação(hoje é uma atribuição do Governo Federal).Os Estados vão garantir, com regras claras a manutenção de reservas legais?
3-Manutenção permanente das margens dos rios que deve ser variável. A Embrapa afirma, através de estudos que uma pequena faixa já protege bem a água, em outros casos não. Deve-se ter um parâmetro nacional?
4-No Paraná, os Parques Estaduais de Vila Velha e do Guartelá, devem se transformar nos moldes do Parque Nacional do Iguaçú? ou seja, precisam se tornar espaços de educação ambiental e turismo sustentável?Seguir os exemplos bem sucedidos de Canela e Gramado no RS. Bonito, no MS, os Lençois Maranhenses no MA? São exemplos de exploração econômica com preservação ambiental. Até mais. Paz e Bem. Prof. Vilmar.

Um comentário:

Unknown disse...

Professor, eu ia pedir pra você escrever sobre o Código Florestal, dai entrei no blog e vi que já escreveu :) haha
Boas perguntas!
beijos.