Leia o texto;
A palavra latifúndio já era utilizada na Roma Antiga para designar"uma grande área de terra sob a posse de um único proprietário".
Tomando em âmbito mundial, a aplicação do adjetivo "grande" varia de acordo com a realidade de cada país ou mesmo de uma região de um mesmo país. Tomemos como exemplos extremos o Japão e o Brasil. No Japão, que é um país pequeno e superpovoado, uma propriedade que tenha mais de 100 hectares pode ser classificada como latifúndio. Já no Brasil, um pais grande e relativamente pouco povoado, o latifúndio pode ser uma propriedade com mais de 5 mil hectares, se estiver localizado na Amazônia, ou, no outro extremo, de 500 hectares, se estiver situado no Rio Grande do Sul. Tudo depende das características de cada região. No caso brasileiro, o nome foi classificado pelo Estatuto da Terra, de 30 de outubro de 1964, para designar as grandes propriedades improdutivas(Morissawa.Mitsue.A história da luta pela terra e o MST.São Paulo.Expressão Popular.2001).
É comum no Brasil e na África subsaariana utilizarem latifúndios monocultores com produção para exportação, calcados em um modelo o sistema agropecuário herdado do período colonial. Assinale a aleternativa que indica o sistema utilizado nesses dois espaços;
a-Intensivo em mão de obra.
b-Intensivo em tecnologia
c-Subsistência
d-Roça Itinerante
e-Extensivo
Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário