quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A França e os ciganos

Respondendo a algumas perguntas. Os ciganos na Europa em geral, realizam serviços gerais e praticam artesanato, vendendo objetos, alguns dedicam-se a trabalhos urbanos e outros tem negócios no ramo de imóveis, alugueis etc. É muito variável. No caso da França, onde todo cidadão tem direitos assegurados por um Estado de Bem Estar Social, diria,é invejável, aqueles, como os ciganos, que não tem uma contribuição previdenciária regular, são beneficiados por serviços, com educação, saneamento, saúde, segurança pública e outros serviços, aí surge o protesto de parte da população, a mais conservadora, EU PAGO IMPOSTOS, MEU PAIPAGA, MEU AVÔ PAGOU e os direitos são iguais para todos. É justo?Assim se posiciona a direita, os socialistas não.No caso da França onde os direitos do cidadão se assemelham aos dos paises nórdicos, ninguém quer perder atendimento e qualidade, em tese a maioria.
Outros grupos estrangeiros que vivem na França, africanos, são remanescentes das antigas colônias francesas na África e é bom lembrar quetodos tem seus direitos assegurados desde o fim da colonização, que aliás teve no Presidente Charles de Gaulle, o maior defensor, ele dizia que era preciso reparar os danos que o colonizador francês ocasionou aos locais.Também é preciso lembrar que muitos filhos de imigrantes africanos, que são FRANCESES, pois nasceram na França, lutam por direito iguais; em 2005 jovens africanos franceses reivindicavam do governo um salário quando fossem estagiários de empresas francesas, tal qual como ocorria com franceses do continente.Havia discriminação anteriormente? Não, não havia.o custo social, as crises econômicas que também atingiram a França obrigou os governos a buscar na austeridade de gastos públicos a solução para seus problemas.
A U.E européia está defendendo os ciganos expulsos da França, o subsecretário, que é um belga, foi quem comparou as deportações com os nazistas, a imprensa mundial deu ampla cobertura a comparação, não é uma criação deste blogueiro.Os ciganos são cidadãos europeus, tem o direito de livre mobilização pelos paises do bloco. Acho que a França e o seu governo não vê deste jeito, até porque está sofrendo pressões internas e corre o risco de perder as próximas eleições.Aceito as críticas, estão muito boas, mas é também interessante lembrar, que Nicolau Sarkozy, é de direita, foi eleito com os votos da extrema direita que na Europa é xenófoba. O curioso que o pais tem uma forte identidade com as questões das minorias-Revolução Francesa, a Intentona do final do século XIX, e suas posições em relação as questões internacionais. Repito vejo a questão dos ciganos, como puramente politica.Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: