segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

China surpreende

No final de 2010, como já é tradicional, a OCDE, publicou os resultados do PISA- uma avaliação educacional em que participam inúmeros países, inclusive o Brasil e são avaliados alunos do ensino médio em Matemática, Ciências e Leitura. A China ficou entre os primeiros,superou EUA, França, Alemanha e o nosso Brasil, entre os últimos, embora tenha havido uma pequena melhora, mas estamos atrás do Chile, Uruguai e México.
Vamos falar da educação chinesa, é claro que de uma forma resumida, mas vai ajudar na compreensão de um país que se destaca na economia e está se preparando para qualificar a sua população. Este sabemos deve ser o desafio do Brasil; Educação com qualidade, senão estaremos em maus lençõis na competição internacional e em investimentos.
O sistema educacional chinês se apoia; na disciplina, ensino à distância (entenda por uso de recursos fora da escola-jornais, livros, revistas, teatro, cinema, sindicatos etc.) e preparação OBSESSIVA para exames. Entendem que no modelo econômico atual, só vão sobreviver os melhores?!
Os alunos frequentam as escolas públicas, embora excistam escolas privadas, como no Brasil, caras e discutíveis quanto a qualidade. Entram as 8;30 horas e permanecem até as 16;30 horas, são proibidos de trabalhar antes dos 16 anos e assistem pouca TV..
Estas características demonstram a crescente competitividade da China - é um alerta ao mundo.
A China reforça a reputação de produzir estudantes com sólidas habilidades em Matemática e Ciências. Esse modelo (disciplina, ensino a distância e preparação obssesiva para exames) não é uma novidade no leste asiático- é uma prática comum nos Tigres Asiáticos (Taiwan, Cingapura e Hong Kong). No Japão é tudo isso e muita tecnologia em que o aluno começa a dominar no final da educação infantil. É claro que, em virtude de um pequeno crescimento da população japonesa; poucos alunos por sala e vários professores para pequenos grupos.Resultado; sucesso absoluto.
Vamos fazer algumas observações importantes;
*A descrição acima, correponde a alunos da maior cidade chinesa - Xangaí, de 20 milhões de habitantes e relativamente rica, não esqueça que vivem na China, cerca de 1,3 bilhões de habitantes e a maioria na zona rural.
*O sistema é exgeradamente orientado para exames; as escolas reprimem a criatividade e as pressões dos pais privam as crianças das alegrias e brincadeiras da infância.
*Cria alunos de visão limitada, pouco empreendedores e pouco inovadores.
*Preparam os alunos para exames padronizados; essa é uma das razões em que a China tem sido incapaz de prepará-los para a Universidade, educação superior, para a economia do conhecimento.
*Produzem alunos pouco curiosos e sem pensamento crítico e independente; o Brasil nesse aspecto tem significativa mudança; autonomia, independência e crítica tem construido uma sociedade mais livre e soberana, lembro Mandela;¨somos os únicos responsáveis pelo nosso destino".
O Professor chinês é obrigado a passar regularmente por um treinamento mínimo de 240 horas;
Há um sistema de incentivos e pagamento por mérito (outros paises já adotam. Essa idéia está sendo discutida em alguns estados do Brasil); Em Xangaí, 70% é o salário básico e 30% é por desempenho.
Paga-se pouco, cerca de 759 dólares por mês. O salário de um trabalhador de fábrica está entre 45 a 60 dólares, só para comparar. Mas o Professor ganha menos que um advogado, economista e engenheiro. Não é novidade para ninguém.
Para encerrar, acho que os sistema no fundo é um reflexo do passado Confucionista da China; AQUI, ESPERA-SE QUE AS CRIANÇAS HONREM E RESPEITEM OS PAIS E PROFESSORES.
Desculpem, foi longo demais. Volto na 4a. feira. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

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