sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Drusos e a religião

Poucas pessoas ouviram falar dos Drusos; alguns relacionam com o Líbano, outros com uma religião ligada ao islamismo; vamos saber um pouco mais sobre essa gente.
Vivem no Oriente Médio, em territórios montanhosos do Líbano, Israel, Siria e Jordânia, não confundi-los com os Curdos! A maioria é de fazendeiros, lidam na terra, cultivam oliveiras (azeitonas), cerejeiras, macieiras e grãos, portanto são agricultores; são conhecidos por serem trabalhadores e confiáveis.
O grande segredo dos Drusos é a sua religião, também nesse detalhe faz-se confusão; não seguem o islamismo, nem o judaismo e não são cristãos. O segredo é que a sua crença precisa ficar entre eles e NUNCA ser compartilhada com os de fora.Muitas pessoas tentam descobrir no que eles acreditam, mas são despistados por eles. A religião dos Drusos é guardada em segredo.
Ninguém se torna Druso, é preciso que nasça Druso. Esse povo acredita que quando um Druso morre, sua alma é imediatamente incorporada a um recém nascido da sua etnia´, esta é a ÚNICA maneira de uma pessoa se tornar um Druso.
Só pode haver casamento entre Drusos. Se alguém casar com uma pessoa de outra fé, deixa de ser Druso, Poucos Drusos conhecem os segredos da religião, os que conhecem são chamados de "uqqal" ou "informados" ou "instruidos", são os únicos a estudar o Livro da Sabedoria, que são as escrituras Drusas.
Todas as crianças drusas aprendem como devem viver; são instruidas a não contar aos outros sobre as suas crenças e não devem acreditar em nenhuma outra, como o islamismo, judaismo e cristianismo. Elas aprendem que é importante ser honesto e confiável, particularmente com outros Drusos. Em tempos de TV, Internet, telefone celular é muito difícil manter esses valores.
Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

3 comentários:

larimussi disse...

prof Vimarrrr!
que saudades do senhor nessas férias, o que me consola é adquirir um pouco mais de cultura no seu blog. Passo noites me divertindo aqui!
Beijos, Larissa Mussi (3 5 , bom jesus centro)

VAMOS COLABORAR disse...

Olá,
Então, nem todas as crianças lembram de suas vidas anteriores.
É, porque se lembrassem não seria necessário ensiná-las o básico sobre a religião.
Pelo depoimento do garoto de três anos, que foi publicado há pouco.... no qual, é daclarado, com riqueza de detalhes, como na vida anterior ele foi assassinado e inclusive, reconheceu o assassino, que por sua vez admitiu e confessou o crime, surge a pergunta - É um fenômeno a criança lembrar, ou é comum?
Obrigada pela atenção.
Vanda

André Graize disse...

Olá (Marhaba), sou de familiar Drusas, Abdel Khalek e Ghraizi. Parabéns pelo artigo e obrigado. Shukraan 7bb 💚🔥