sábado, 8 de janeiro de 2011

Pare de tomar a pílula

Dia desses, podem lançar uma campanha para as mulheres brasileiras voltarem a ter mais filhos, como já acontece em alguns paises ( O Globo - 20/9/10).
O Brasil, segundo o IBGE, com uma taxa de crescimento natural ou vegetativo em torno de 1,2%o - não atinge a taxa de reposição populacional que é de 2,1%o - será um problema para as próximas décadas; faltará mão de obra e ocorrerá a insolvência de uma quase falida previdência social; haverá mais aposentados do que trabalhadores. Quem vai pagar a conta? Outra implicação é de ordem cultural, em razão da entrada contínua de trabalhadores estrangeiros.A xenofobia nos aguardará?
Veja o caso do Japão; este país está incentivando a sua população a ter mais filhos, pois registra uma queda contínua na população entre 0 e 14 anos de idade.
O Japão criou um ministério especializado para tratar dessa questão; Ministério do Planejamento e Igualdade entre os sexos.Entre outras medidas, uma muito curiosa, para manter a natalidade no país; reduzir o número de horas extras no trabalho para que os casais fiquem mais tempo juntos. Há propaganda dentro das empresas para que os trabalhadores valorizem suas presenças em suas casas, até com serviços a distância, como por exemplo; faça em casa o que você faria no escritório- um computador passa a ser o seu parceiro; além de economizar tempo, gasto com transporte você ficar próximo da esposa ou esposo. Muito interessante.Outros paises adotam politicas pró maternidade, é o caso da Alemanha e da França. Bom domingo. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: