terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Forças Armadas do Brasil

Vale destacar que as Forças Armadas tem o papel de assegurar as garantias das instituições e da ordem constituinte do Estado. Desde o fim dos governos militares, o Brasil e outros paises sul americanos tem tido baixos gastos militares. A segurança e defesa são determinados pelos governos que definem as prioridades nos campos estratégicos, como as fronteiras em casos de ameaças estrangeiras, resguardando assim a soberania nacional.
O fim da guerra fria, alterou o papel geopolítico e institucional das Forças Armadas. Se por um lado as relações comerciais foram intensificadas, o que dá a impressão de uma maior aproximação entre os paises, por outro lado as tensões de fronteiras foram bastante aumentadas com o surgimento, na região, de governos que têm adotado medidas econômicas contra o capital estrangeiro (Bolivia, Venezuela). As tensões são ampliadas devido ao crescente combate ao tráfico de drogas; a entrada de imigrantes ilegais, a intensificação e combate ao contrabando de mercadorias e ações dos exercitos nas fronteiras para conter a entrade de armas ilegais. Por isso é preciso modernizar as Forças Armadas. Veja os últimos acontecimentos na região serrana do Rio de Janeiro; o número de helicópteros militares foi insuficiente para atender as áreas mais isoladas, foi preciso recorrer a aeronaves de governos estaduais e da iniciativa privada.Como será a proteção do mar territorial brasileiro quando iniciar a exploração do pré-sal?
Negócios militares; A FAB quer substituir todos os seus caças por um só modelo. Inicialmente, são 36 aviões. Há três interessados em vender para o Brasil;Suécia (SAAB Gripen NG), França (Dassault-Rafale F3) e EUA (F/A-18 E/F). O mais barato é o sueco, custa 10 bilhões. O Brasil tem um sistema ineficaz de defesa aérea, portanto, como não fabricamos o que precisamos temos que comprar.A EMBRAER produz aviões de passageiros, é bom lembrar.
A Marinha brasileira que 5 navios-patrulhas, 5 fragatas para escolta e 1 navio de apoio logistico; os militares querem um projeto já em uso por outra Marinha e que possa ser adaptado para construção no Brasil, temos condições técnicas para isso. A Marinha estima que serão gerados 13 mil empregos; o motivo é patrulhar o pré sal e além. Custo inicial 10 bilhões de reais.Como podemos observar não é barato defender e garantis na nossa soberania. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: