quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mais um pais pobre deve surgir na África

Um referendo que começou no último domingo-9-01-11 e vai até o próximo sábado-15-01, poderá surgir um novo país, o Sudão do Sul, isso se o governo do Sudão reconhecer o resultado, de governos arbitrários e autoritários pode-se esperar tudo. essa votação faz parte de um acordo que terminou a guerra entre o norte e o sul do Sudão em 2005. Se acontecer um resultado favorável aos que querem um independência do sul em relação ao norte, esse novo pais será; pobre, católico e animista. Capturei alguns dados da revista Época (10-01-2011);
População; 8,3 milhões de maioria negra- grupos étnicos: Dinka, Nuer, Bejas, Fur e Zaghawas, são cristãos e animistas; poucos muçulmanos; poucos brancos de origem branca.
90% da população abaixo da linha de pobreza (vive com menos de 2 dólares por dia);
85% da população é analfabeta; a mortalidade infantil (menores de 5 anos por mil) é de 126; população com HIV 2,3 e população com acesso ao saneamento básico 6,4%.Se for reconhecido pela ONU será o 193 país membro daquela Instituição.
Sua maior riqueza está no petróleo, que aliás se encontra exatamente na futura fronteira com o Sudão do Norte, na Região Autônoma de Abyei, que não esta indefinida quanto ao seu futuro. Toda a produção de petróleo é escoada para o norte. Como vai ficar essa questão? Mais guerra? Talvez. Quem vendem armas espera isso, mercenários também aguardam trabalho, terroristas também.
A geografia do Sudão é bem definida; O Sudão do Norte é desértico; o vale do rio Nilo, que atravessa o país de sul ao norte é a sua mais desenvolvida região, aí também situa-se o Porto Sudão que exporta o petróleo que vem do sul por oleoduto. A capital é Cartum e deverá ser a capital do Sudão do Norte; a industria sudanesa está situada na capital Cartum, ultimamente investimentos chineses dinamizam a economia. O sul, possui vastas áreas verdes, pântanos e florestas tropicais, o rio Nilo é conhecido como Nilo Branco (o Nilo Azul esta no norte; Importante saber a região de conflitos de Darfur, deve permanecer no Norte, ao que tudo indica. A futura capital deverá ser a cidade de Juba, a maior do sul e onde a liderança politica está instalada. No sul, a coleta vegetal, a pecuaria e a agricultura são predominantes nas atividades econômicas. Mais informações, a imprensa internacional, a internet, as revistas periódicas estão dando uma ampla cobertura o que é muito interessante para vestibulandos. Volto 6a. feira. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: