quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Egito; atentado a uma Igreja Copta.O que é isso?

A imprensa internacional divulgou na semana passada, um atentado terrorista no Egito contra uma Igreja Ortodoxa Copta, aliás não é novidade a perseguição contra cristãos coptas no Egito, são minoria, num país fortemente muçulmano.
A dúvida é. Que Igreja é essa? Quando surgiu? Quais as suas práticas. É reconhecida?
Em primeiro lugar, copta, quer dizer; egipcio.A Igreja Ortodoxa Copta é uma Igreja frequentada por egipcios e não egipcios cristãos, portanto, minorias.Os adeptos coptas não estão em comunhão nem com os católicos romanos e nem com os católicos ortodoxos. É uma Igreja nacional do Egito e surgiu em Alexandria, no século I e foi criada por São Marcos, durante o governo do Imperador Nero - um grande número de egipcios, contrários aos gregos e aos judeus que viviam no Egito, abraçaram a fé cristã.No ano de 1741 um grupo de coptas se separaram dos coptas ortodoxos e fundaram a Igreja Católica Copta, portanto a duas Igrejas; uma ortodoxa e outra católica que está em comunhão com a Igreja Católica que conhecemos.
Seu chefe religioso é um Papa e tem um Conselho- o Sínodo.Há coptas no mundo todo, em especial na Europa-Alemanha.
No Brasil, são poucos, no bairro do Jabaquara (zona Sul de São Paulo) há uma Igreja Copta, que aliás, foi inaugurada pela Papa Copta, a cerca de 3 anos atrás.Talvez seja a única Igreja Copta do Brasil. Um conhecimento e uma curiosidade em tempos de férias. Volto no sábado. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: