domingo, 16 de janeiro de 2011

Magreb-Tunisia e a queda de um governo.

Esta é a primeira vez na história dos paises árabes do norte da África e do Oriente Médio que um governo caí por conta das manifestações populares. Governos autoritários e absolutistas em que o poder é perpetuado é uma caracteristíca do mundo islâmico. O fato, coloca as elites locais em alerta. A Tunisia era um dos poucos paises estáveis no Norte da África, na região conhecida como Magreb Africano; sempre viveu do turismo, aliás apresenta belas praias, está próxima da Itália e bons preços para hotéis e restaurantes, além da tranquilidade. A religião islâmica é praticada no país, e acredito que é a forma mais avançada de liberdades individuais, principalmente para as mulheres entre todos os paises islâmicos.Poucas restrições.
A crise que abalou o mundo em 2008 e 2009, também teve reflexos no Tunisia-poucos turistas, mas as causas são mais complexas, sem dúvida; desemprego, inflação e corrupção no governo (o governo que caiu estava a 23 anos no poder!)O Presidente Ben Ali renunciou eem meio a protestos populares-foi eleito em 1987.
O estopim da crise; um desempregado, analista de informática se tornou vendedor ambulante de frutas e verduras nas ruas da sua cidade (Sidi-Bouzid), foi proibido pela policia, que de forma violenta, prática comum nos governos autoritários ussou da violência- a população protestou e o efeito dominó ocorreu em todo o País, inclusive na capital Túnis. è dificil de acreditar que um governo autoritário, como era Ben Ali fugiria do País se tivesse o apoio das Forças Armadas. Por enquanto não está claro qual o setor do Governo, ou setores que provocaram a sua queda. O que acontecerá; especialistas afirmam que a Tunisia vai viver uma disputa pelo poder e que envolverá atores locais e e atores externos. Vai se discutir o modelo de democracia ocidental e o próprio fundamentalismo islãmico, que não são compatíveis, Com certeza, a Itália, pela proximidade geográfica e os EUA vão apoiar a Tunisia para que tome o rumo democrático.
Rafaella Martini, ex-fera,contribuiu.Muito Bom. A omissão é a pior forma de abandono a uma boa causa. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: