domingo, 26 de junho de 2011

As PCHs no Paraná; uma alternativa de negócios

As Pequenas Centrais Hidrelétricas, conhecidas como PCHs, constituem uma alternativa interessante para investidores e consumidores, além de trazer menores impactos ao meio ambiente. No Paraná, existem em funcionamento 31 PCHs- e estamos atrás do RS e SC, em quantidade de usinas e energia produzida. Há cerca de 114 pedidos de licença ao IAP e a ANEEL, mediante estudos e aprovação prévia da EIA-RIMA.
Toda PCHs deve produzir de 1 a 30 MW; uma área alagada de no máximo 3 Km2 e sua energia vendida no mercado livre ou exclusiva para o consumo do empreendedor, na maioria dos casos é assim, para o próprio consumo. Na RMC, em Campina Grande do Sul temos uma PCH- Novo Horizonte.
Este negócio é muito bom para quem investe pois é lucro na certa; o meio ambiente sofre menos. Os impactos ambientais que ocorrem devem ser claros para todas as pessoas da área da PCH e de que forma serão afetadas, a responsabilidade é do empreendedor que deve preservar a Mata Ciliar, as áreas dos rios afluentes (riachos e córregos) e apresentar projetos da fauna e flora locais.Afinal, vai tirar dinheiro do rio, nada mais justo que faça a compensação a todas as pessoas locais.Os estados lideres em PCHs no Brasil são MG e MT. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: