quarta-feira, 22 de junho de 2011

Brasil; mudanças demográficas

Aumento relativo e absoluto da população idosa (com mais de 60 anos).
Causas; progresso na medicina preventiva, como a vacinação em massa, melhoria nas condições de habitação, nas condições sanitárias e higienicas, com a expansão de redes de água e esgoto; melhoria de qualidade de vida, com mudanças nos hábitos alimentares e práticas de atividades físicas. Tem contribuido com um aumento da expectativa de vida e diminuição na mortalidade.
Consequências; maiores gastos com o sistema de aposentadoria (Previdência Social), maiores gastos com o sistema público de saúde; necessidade de mais programas sociais voltados para o atendimento à terceira idade.
Diminuição relativa da população jovem (0 a 19 anos).
Causa; queda da natalidade/fecundidade, em decorrência da divulgação e adoção de métodos contraconceptivos
Consequência; redução em educação fundamental, investimentos na área da medicina neonatal.
Aumento relativo e absoluto da população adulta (20 a 59 anos).
Causa; queda da natalidade/fecundidade associada ao envelhecimento da população (aumento na idade média da população).
Consequências; diminuição na taxa de dependentes, investimentos na educação do ensino médio e superior,; aumento do número de contribuintes com a Previdência Social; aumentar o número de empregos para absorver a população no mercado de trabalho (vai depender do crescimento econômico).
A Pirâmide Etária, segundo o censo 2010 apresenta; base estreita, intermediária mais larga e alta e o topo mais alto e largo. Paz e Bem ! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: