domingo, 12 de junho de 2011

População - Agricultura sustentável - Fome

Resposta da postagem anterior; C.
O aumento da população mundial de 7 para 9 bilhões, até 2050 (previsão da FAO) mais a perda de produtividade na agricultura, em função das mudanças climáticas, poderão ser o grande responsável pela elevação dos preços dos alimentos no futuro, isso vai restringir o acesso da população de baixa renda, os pobres, aos alimentos necessários para a sobrevivência digna. Qual é o segredo?
Investir em agricultura sustentável que não traga prejuizos ao meio ambiente já ameaçado. As alterações climáticas e as ocupações de áreas fragilizadas, como o Sahel africano, os desertos asiáticos do extremo oriente, o semi-árido brasileiro e outras áreas da América Latina poderão fazer que os preços dos alimentos subirem e assim os pobres terão que gastar mais com comida ou comer menos, com riscos de subnutrição. A insegurança alimentar das pessoas pobres, em qualquer lugar do mundo pobre, ocorre em função de decisões politicas e econômicas; O mundo é capaz de alimentar toda a população mundial. O brasileiro, Josué de Castro, autor do célebre e mundialmente conhecido livro-Geografia da Fome, afirma que "fome é um histórico, causado pelos homens e para os homens". Atualmente 90 milhões de hectares no Brasil são usados para pastagem extensiva, área que poderia gerar 300 milhões de toneladas de grãos! A produção de 1 quilo de proteina animal, exige uma área 10 vezes maior para a produção de proteina de origem vegetal, segundo o Prof. Ademar Romero, Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o meio ambiente da UNICAMP.
Confira os paises com maior proporção de subnutridos do mundo; Rep. Dem. do Congo - 69% da população, Eritréia com 64%, Burundi com 61%, Haiti com 57%, Etiópia e Angola com 41%.
Brasil tem 2 milhões e 900 mil de pessoas que vivem com insegurança alimentar grave.Fonte FAO e IBGE. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: