sábado, 11 de junho de 2011

Revendo conhecimentos

Os indicadores populacionais revelam dados sobre a situação de uma população em um determinado país. Entre os dados da dinâmica populacional, está a migração. Sobre as correntes migratórias do Brasil, podemos afirmar;
a- observou-se entre 1850 e 1930 uma enorme entrada de imigrantes livres e escravos para trabalhar na Zona da Mata Nordestina, na Baixada Santista e no planalto paulista.
b- as correntes imigratórias iniciaram-se no século XIX, com a chegada de italianos, espanhóis e japoneses, motivados pela intensa propaganda oficial do governo imperial em parceria com cafeicultores paulistas e mineiros.
c- o êxodo rural é um fluxo migratório do campo para a cidade, que ainda existe no Brasil.
d- o saldo migratório dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo é negativo, em virtude da chamada "migração de retorno" ou seja um caminho de volta dos que vieram e que hoje estão retornando aos seus estados de origem.
e- os movimentos migratórios para fora do país cessaram, inicialmente com a industrialização da região Sudeste e atual em razão da crise econômica e financeira de 2008. Aguarde a resposta comentada. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: