terça-feira, 28 de junho de 2011

China; ZEES

As ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) foram idealizadas na China por Deng Xiaoping e implantadas a partir de 1980. Nelas, é permitida o funcionamento de uma economia capitalista. Dessa forma a China encontrou a solução para a sua estagnação econômica, que naquele momento atingia todos os paises socialistas e os afastava cada vez mais do desenvolvido mundo capitalista, em termos de produção de bens e geração de serviços.
Implantou as ZCA (Zonas de Comercio Aberto) regiões abertas ao comercio exterior e também a entrada de multinacionais, desde que repeitadas as restrições e que se associem ao governo ou aos empresários chineses por meio de joint ventures(parceria).
As cidades escolhidas para a criação dessas zonas de economia de mercado abriram-se para investimentos estrangeiros e nelas se estabeleceram medidas semelhantes às adotadas pelos tigres asiáticos na década de 60/70; baixos impostos, isenção para importação de máquinas e equipamentos industriais e facilidade para remessa de lucros para o exterior. Contavam com mão de obra barata, o que tornava os preços dos produtos de baixo aporte tecnológico mais barato (roupas, brinquedos e calçados). Num segundo momento instalaram-se montadoras de automoveis e equipamentos eletrico-eletrônicos. Visavam no futuro o mercado consumidor interno, o que está acontecendo hoje, vendas intensas aos próprios chineses que com melhores salários estão adquirindo bens de consumo.Amanhã vamos tratar da localização dessas zonas especiais e de comercio aberto. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: