quinta-feira, 21 de julho de 2011

Capitalismo financeiro

O capitalismo financeiro é a marca do nosso tempo; várias empresas; concentração de capitais e a concorrência, favoreceram a formação das grandes empresas, muitas através de fusões e outras através das incorporações e troxeram os monopólios para vários setores da economia-é chamada de fase capitalista/monopolista.
O mercado de capitais; essas empresas foram aumentando o seu capital com a venda de ações em Bolsas de Valores. É a formação das enormes corporações.
Os Bancos passam ater um papel importante como financiadores da produção; Bancos estatais e privados. Intensifica-se a livre concorrência e os mercados passam a ser substituidos por um mercado oligopolizado; a uma forte intervenção do Estado na economia.Pode-se afirmar que nos dias de hoje a atividade industrial no capitalismo financeiro exige; uma industria técnica e científica além de maquinista (automação); acentua a divisão do trabalho; produção em série e grande escala; requer muito capital e é global (mundial); tende ao imperialismo econômico; controle das regiões produtoras de matéria prima e conquista de novos mercados consumidores; depende das tecnologias de comunicação e uma logística eficaz. As economias periféricas são cada vez mais dependentes das economias centrais. O comando está nas mãos de poucos-paises ricos (G7) e outros que pretendem chegar,como o BRICA (Brasil,Russia,India,China e África do Sul) com todos os seus problemas.
Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: