sábado, 23 de julho de 2011

Reveja conhecimentos sobre migrações-globalização

Resposta da proposta anterior; V - F - V - F, é sempre bom reforçar é uma questão polêmica, pois pode ser vista sob vários ângulos, ambiental, econômico, social e geopoliticamente.
A respeito das migrações, movimentos populacionais e a globalização, opine assinalando V ou F.
( ) Nos tempos atuais tem destaque o surgimento da xenofobia, que é a aversão ao que vem de fora do país, sejam pessoas ou culturas, e a intolerância, exercidas por grupos que hostilizam os estrangeiros, negam e excluem as suas culturas. Há muitos exemolos na Europa.
( ) O aumento de imigrantes nas cidades dos paises desenvolvidos tem dado origem a guetos, espaços pobres, marginalizados e diferenciados etnicamente.
( ) A falta de mão de obra em alguns paises, como os Estados Unidos faz com que governos estimulem a entrada de imigrantes e, no caso americano, faz com que o país regularize a situação de todos aqueles que entram clandestinamente pela fronteira do México.
( ) A requisição de trabalhadores especializados por paises desenvolvidos devido à globalização da economia e a àxpansão de empresas transnacionais, provoca "fuga de cérebros" dos paises periféricos para os paises centrais.
( ) Práticas governamentais coercitivas como a imposição da lingua e da religião do grupo dominante aos imigrantes, a abolição de símbolos, práticas religiosas e outros, tem ocorrido atual em alguns paises. Amanhã sugetão para resposta. Até Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: