terça-feira, 12 de julho de 2011

Descolonização- Novas Nações

Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram no mundo várias nações independentes, que se formaram principalmente na Ásia e na África em consequencia da luta desses povos para se libertarem dos antigos dominios coloniais. Esse processo é conhecido como DESCOLONIZAÇÃO. Vamos relacionar alguns deles;
1-Com o fim do dominio inglês (britânico) no subcontinente indiano, as divisões internas entre hindus e muçulmanos levaram ao surgimento de dois paises; India e Paquistão.
2-No Sudeste Asiático, no Vietnã, a luta pela independência terminou em meados da década de 70, com o Vietnã unificado e comunista.
3- No norte da África, a independência da Argélia na década de 50, foi um marco no inicio da descolonização do mundo muçulmano sob o dominio francês, na África mediterrânea.
4-Na década de 70 a independência das ex-colonias portuguesas na África. A Revolução dos Cravos,acelerou o processo e colocou um fim ao que restava do velho império colonial no continente.
5-Após sangrentas lutas ocorre o fim do dominio da Bélgica no ex-Congo Belga, hoje República Democrática do Congo, embora conflitos étnicos e politicos rivais continuem.
6-Na década de 90, a devolução de Hong Kong e Macau para os chineses refletem o fim do império britãnico e português no leste asiático.
Neste século novos estados surgiram, fruto de lutas separatistas; Timor Leste, ex-Portugal e Indonésia; Kosovo ex- Sérvia e Sudão do Sul, ex-Sudão. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: