quarta-feira, 6 de julho de 2011

Real e o dolar. Vantagens e riscos; o câmbio

O Banco Central recentemente admitiu uma entrada de 39 bilhões de dólares no Brasil. Isso é bom? Sim e Não.
Os jornais de hoje anunciaram uma forte valorização do câmbio- o Real foi ao patamar de 1,55 por dólar - a menor cotação da moeda americana desde 1999 quando adotamos o câmbio flutuante. Isso é bom? Sim e Não.
É a maior valorização do Real diante do dólar desde 1994, o inicio do Plano Real.
Qual a principal causa da valorização do Real? Os Juros Altos (estratosféricos) que dessa forma atrai dolares de investidores estrangeiros. Claro, é um incentivo para a vinda de capital especulativo. Induz as empresas a se individarem no exterior a um custo baixo, com aquisições de máquinas e equipamentos. Aumento no preço em dólar dos produtos exportados pelo Brasil, principalmente as comodities- alimentos e minério de ferro. Ganharemos com as exportações do petróleo do pré-sal no futuro.
Os riscos devem nos preocupar também; perda da competitividade nos setores que veem os custos subirem em Real e perdem com o câmbio valorizado, encarecendo os produtos exportados - pode comprometer, no futuro, a geração de empregos.
Algumas receitas com a valorização do Real;Capacitar a mão de obra brasileira, investimento em logística, cortar custos, adotar politicas inteligentes para a industria nacional, inovar, implantar um sistema produtivo diversificado, Desta forma enfrentaremos o futuro quando o Real voltar a desvalorizar e e o dólar ocupar o seu lugar que estava antes da crise de 2008. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: