quarta-feira, 20 de julho de 2011

Capitalismo Industrial e seus principais aspectos

Na essência; transformar da natureza (matéria prima) numa maior quantidade de produtos aos consumidores. Buscar incessantemente, uma maior produção, com menores custos possiveis. Exigiu mais energia, tradicionais e novas, mão de obra abundante, qualificada ou não. O sistema descobriu que o bom lucro vinha da produção de mercadorias.
A doutrina econômica foi e continua sendo o Liberalismo Econômico, que nasceu com John Locke e mais tarde Adam Smith, e estava ligado a Inglaterra, berço da 1a. revolução industrial e que dominou a economia mundial até o final do século XIX.
O mundo sentiu os efeitos do capitalismo industrial; a expansão imperialista européia na Ásia e África, e a forte presença dos Estados Unidos nas Americas Central e do Sul, na célebre frase "América para os americanos-Monroe).
Viveu crises, como; Instabilidade Econômica e Geopolítica, no passado e no presente; 1a.Guerra Mundial, Revolução Russa, Grande Depressão de 1930, a 2a.Guerra Mundial e a Guerra Fria. Amanhã.Capitalismo Financeiro. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: