sábado, 23 de março de 2013

A segunda economia do mundo e um novo desafio.

A China escolheu Xi Jimping como o seu novo Presidente, mais jovem, com um perfil de comunista moderno, preocupado com os desafios futuros e alguns imediatos; o maior deles; tirar 80 milhões de chineses pobres/miseráveis em dois anos.Aliás este é um sonho para fazer o renascimento da grande Nação chinesa, que apesar de comunista desde 1949, com um PIB excepcional, não conseguiu definitivamente diminuir fortemente a desigualdade e classes sociais.Este é o desafio.O modelo vai estar voltado no consumo interno. Para começar; combater a corrupção que grassa no Partido Comunista, nas empresas estatais e nas forças armadas.Melhorar os serviços sociais para a população, pois é uma lástima em todos os sentidos; morosidade,desinteresse e burocracia, afugenta o cidadão comum.Combater duramente o desperdício e as extravagâncias no serviço público.Se conseguir é um bom começo, mas não é tudo.
O governo deve enxugar o seu orçamento para que as pessoas possam disponibilizar de mais recursos e viver melhor, a qualidade de vida envolve moradia, energia, transporte,água e esgoto e saúde/educação de qualidade.
A China conta com 8,5% da População Economicamente Ativa(PEA) é preciso aumentar a disponibilidade de emprego e consequentemente  % da PEA, ainda é um desafio, apesar de comunista; discrimina-se a mulher e o jovem, que aliás encontram, mais espaço de trabalho nas empresas multinacionais do que nas empresas nacionais, estatais ou não.Não é uma sociedade de iguais.
Aumento de 40% no salário mínimo, o atual é indecente, embora tenha ocorrido uma melhora nos últimos 5 anos é um salário de fome.
Finalmente uma medida que embora venha atrasada é necessária; aumento de 5% dos dividendos pagos por grandes empresas estatais, isso não ocorria há muito tempo, logo a competitividade entre as empresas nacionais e as multinacionais será benéfica para o conjunto da sociedade chinesa, vai exigir, racionalidade, qualidade de trabalho e um produto final, incomparavelmente melhor do que se produz hoje.
Lembramos que o GINI da China (GINI mede a desigualdade com base na escala de 0 a 1, sendo o 0=igualdade e 1=desigualdade absoluta).
O GINI da China era 0,28 em 1978 e em 2010: 0,45. - é preocupante, daí, reformas de Xi Jimping.
Concluamos com Sun Tzu;"Se os teus projetos são para um ano, semeia grãos; se são para dez anos, planta árvores; se são para cem anos, instrui o povo".Educação para a paz e militância.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: