segunda-feira, 11 de março de 2013

Lixo é dinheiro, muito dinheiro;MDL/Crédito de Carbono

Pesquisei no trabalho dos mestrandos e pós-graduandos da UERJ, Fabio Viana de Abreu, Manoel A.F. Costa Filho e Mauro C. L. Souza uma matéria que interessa a todos alunos e outros interessados sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)aliás teve estar agenda de qualquer Estado comprometido com o futuro do planeta.Nasceu num passado não muito distante quando foi permitido que os paises ricos, desenvolvidos e grandes responsáveis pelo consumo em massa e comprometedor do meio ambiente, pudesse comprar Créditos de Carbono dos paises em desenvolvimento que também comprometem o meu ambiente mas sem a intensidade dos paises ricos, pois em tese os investimentos nos paises pobres são feitos pelos paises ricos, ou como diz o ditado popular "fica tudo em casa".Qual é o objetivo?Cumprir suas metas ambientais (acordadas pelo Protocolo de Kioto).É uma fonte para obtenção de recursos financeiros e também deixar mais heterogênea a matriz energética dos paises - reduzindo os impactos globais provocados, por exemplo pela queima dos residuos sólidos urbanos - o lixo.
Sobre o Crédito de Carbono, lembramos que é uma iniciativa que induz investimentos em projetos sustentáveis onde pode haver uma redução de emissões/sequetro de carbono, assegurando um modelo de desenvolvimento limpo para os paises emergentes, onde os custos de implementação de tais projetos são maiores. O Brasil que é signatário do Protocolo de Kioto, está habilitado a desenvolver e já desenvolve vários projetos de redução de GEE(Gás de Efeito Estufa) e emitir os créditos aos paises industrializados que devam reduzir suas emissões até 2012????.O Protocolo venceu em dezembro de 2012, mas foi prorrogado, logo, continua valendo.
Li e recomendo; Anarquismo e anarcossindicalismo, Giuseppina Sferra.Série Principios.Ed.Ática.é um livro específico e conceitual, mas interessante pelas idéias que são muito presentes no cotidiano das pessoas.Dá uma clara visão de uma sociedade livre,consciente e determinada.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: