segunda-feira, 25 de março de 2013

Todo dia é dia de água.Será?

No Brasil equatorial tropical, sim- na região serrana do Rio de Janeiro- Petrópolis. No sertão baiano,pernambuco,potiguar e cearense, não. Represas com a metade de sua capacidade de armazenamento, num Brasil de imensas e variadas bacias hidrográficas equatoriais tropicais e subtropicais. Pura ironia.Não responsabilizem São Pedro nem o Papa Francisco. Que culpa temos se as nuvens não são generosas por igual neste imenso país.Ou porque as temperaturas não agem como deviam agir ou seja de forma a proporcionar igual evapotranspiração em todo o território varonil.
No último dia 22 de março foi comemorado a dia mundial da água, é uma data oficial do calendário da ONU,criada em 1992. Aliás a UNESCO estabeleceu que 2013 é o ano internacional da cooperação pela água.Bela iniciativa, mas ineficiente e irreal, que o diga os habitantes do Sahel Africano, em especial e é claro,
Você sabia que apenas 0,008% do total da água do nosso planeta é potável?Daí, o que todos sabemos, mas não fazemos; refletir, analisar, conscientizar e elaborar ações práticas para o uso.Agua faz parte do patrimônio do planeta, de cada continente, de cada povo, de cada nação, de cada região, de cada cidade e todos são plenamente responsáveis aos olhos de todos.Mas...a água esta cada vez mais contaminada, poluida, degradada pela ação predatória do homem.Ironias a parte.Todo dia é dia de água.
Recomendo a leitura de O Brasil, de Mino Carta, Editora Record.Uma leitura obrigatória para discutir o Brasil e o momento que vivemos. Útil para universitários e vestibulandos, que estão em busca de alguma coisa a mais.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: