quarta-feira, 27 de março de 2013

Todo dia é dia da água; Brasil;você sabia?

Prof. Pedro Jacobi, do Programa de pós-graduação em Ciência Ambiental da USP, expert, dá algumas contribuições para pensar a questão água.
O Brasil possui um dos maiores rebanhos de gado do mundo é um grande exportador de carne bovina: 1 quilo de carne consome 18 mil litros de água. A água virtual= é a quantidade de água virtual necessária para a produção de qualquer produto. Logo sem água.Nada se produz. Absolutamente nada! No caso da pecuária, essa água foi utilizada para produzir ração, formar pastos, alimentação do gado e lavagem nos processos de produção industrial da carne. Ao vender carne, está agregado a venda da água.
Outros dados curiosos;
O Brasil exporta 100 mil toneladas/mês de carne bovina, utiliza 1,8 trilhões de litros d'água em toda a cadeia desse alimento.
O Brasil na industria de montagem automobilistica; cada automóvel necessita de 60 litros de água. Em 2012 produzimos 3,34 milhões de automóveis, utilizamos 2 trilhões de litros d'água para abastecer montadoras e auto peças.
Essa água é proveniente das nossas bacias hidrográficas e são alimentadas pelas chuvas neste pais varonil.
No incio do século atual, o Brasil foi signatário de Objetivos do Milênio;Zerar o deficit de água tratada até 2015,quase conseguimos! 90% das residências tem água tratada, isso quando não falta  água, por insuficiência de chuvas, como acontece hoje no sertão nordestino.A maioria tem acesso a água tratada, mas ela não existe, não é armazenada. é insuficiente, há desperdício, o cano está furado, há gambiarra(roubo d'água-clandestina)
Segundo a ANA(Agência Nacional da Água) 55% dos municipios brasileiros(são 5.565 no total)vão ter deficit de abastecimento e 16% dos municipios terão de encontrar água em novas fontes.
O economista Ignacy Sachs é enfático ao afirmar"A disponibilidade de água em fartura no Brasil é uma vantagem competitiva no século atual". Será?
É urgente; tratar o esgoto na zona urbana e rural(tranforma em água o esgoto para uso não humano e evita que o esgoto contamine rios,riachos e o subsolo-onde ocorre a água do leçol freático).
Recuperação das nascentes com pagamento para o proprietário rural conservar as nascentes e as matas ciliares- Em Nova York, toma-se água no Central Parque, nos bebedouros públicos sem qualquer risco, essa água vem das montanhas próximas - é segura!Quem preserva?Quem vive nas regiões das nascentes e são pagos pelo serviço, através da Prefeitura novaiorquina.Ótima idéia.Lembre-se do Último dos Moicanos e do Adirondaques-As Montanhas Verdes.
Dessalinização já! Das águas do atlântico sul e regiões lagunares para a industria(que pode pagar).
Já éutilizado no Brasil a cobrança de água das bacias hidrográficas, alguns Estados já adotam tal prática desde a década e noventa.Esses recursos são reaplicados na conservação e preservação das bacias. Li no passado que o interior do estado de São Paulo, o rio Piracicaba é um exemplo, como também é o rio Paraiba do Sul. é preciso ampliar, antes divulgar essas boas práticas. Mas acima de tudo NÂO DESPERDIÇAR. Todo dia é dia da água.Paz e Bem! Prof. vilmar

Nenhum comentário: